Harmonizar vinho com comida ajuda na hora da digestão?
Muitos afirmam que sim, outros dizem que não. Qual o poder que as bebidas têm sobre o processo digestivo?
21/07/2010

Já dizia a Bíblia, numa passagem de Paulo a Timóteo: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho por causa do teu estômago, e das tuas frequentes enfermidades".
Há muito acredita-se que harmonizar o vinho com as refeições, além de acentuar sabores e aromas, também pode ajudar o organizmo na hora da digestão, hipótese que causa muitas divergências.
Diversos ciêntistas trabalham duro em cima disso. Alguns estudos já afirmaram que bebidas alcoólicas aceleram a digestão do alimento no estômago através de estímulos na produção de suco gástrico. Outros, porém, garantem que este efeito é mínimo.
No ínicio do ano, uma pesquisa realizada por cientistas alemães e publicada na revista Gut, especializada em gastroenterologia (especialidade que estuda o aparelho digestivo), tentou explicar melhor a discrepância entre os testes.
A melhora na digestão é vista apenas em bebidas fermentadas (como o vinho e a cerveja), tendo seu efeito cortado quando há também etapas de destilação (como na produção de rum e whisky). Isso porque os componentes das bebidas alcoólicas que estimulam a produção do suco gástrico são provavelmente obtidos através da fermentação, e perdem sua função durante a destilação.
Outros estudos também conseguiram a explicar por que o vinho tinto e a carne vermelha "encaixam" tão bem. As proteínas presentes na carne ajudam a suavizar os taninos do vinho tinto, que por sua vez, consegue neutralizar algumas substâncias da carne que são nocivas ao organismo, como o MDA.
O MDA (3-4 metilenodioxianfetamina) é produto da oxidação das gorduras da carne, e, caso esteja acumulado em grandes quantidades no organismo, pode ajudar no desenvolvimento de câncer.
Por ser rico em polifenóis, o vinho tinto consegue limpar tais substâncias.


